A AMCENTRO é composta por 33 municípios, além de representar politicamente e institucionalmente os associados, ela orienta os prefeitos e defende a bandeira de uma região central fortalecida e em constante desenvolvimento. A entidade deseja os parabéns aos municípios e aos membros que trabalham pelo desenvolvimento regional.
AGUDOO nome Agudo deriva do Morro pontiaguda, que desponta na várzea do Rio Jacuí e encontra-se de frente a principal avenida da cidade, a Avenida Concórdia, e possui 429 metros de altura. O movimento de emancipação foi iniciado a partir de 1957. A agricultura é a principal força da economia agudense, destacando a cultura do arroz, fumo e morango, além de muitas outras variedades. Para quem vem de fora, os maiores atrativos que Agudo oferece estão em ecoturismo e gastronomia.
FAXINAL DO SOTURNOHistoricamente, Faxinal do Soturno faz parte dos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, colonizada por imigrantes italianos. A população tem a economia alicerçada na agricultura, no comércio e na indústria . Além disso, a cidade tem diversas atrações turísticas, a cidade faz parte do Geoparque da Quarta Colônia. Faxinal do Soturno também é o lar de um dos mais férteis afloramentos fossilíferos da região da Quarta Colônia, o Geossítio Linha São Luiz.
PINHAL GRANDEA mata nativa, especialmente a mata de pinhais, deu nome a Pinhal Grande. A economia do município é baseada nas atividades da agricultura e pecuária, que se desenvolvem nas mais de 800 propriedades rurais do município. Os principais produtos cultivados são a soja, o milho, o feijão, o fumo, a aveia e a mandioca. A piscicultura é um setor em desenvolvimento, baseado na criação de jundiás e carpas chinesas. Produção de vinho atinge a cifra de 200.000 garrafas por safra. A fabricação de cachaça, e garapa da cana-de-açúcar também se destaca.
QUEVEDOSA História do município conta que o primeiro a chegar às terras de Quevedos foi o paulista José de Quevedo de Macedo. De quem, posteriormente, a cidade herdou o nome. Em comemoração ao aniversário da cidade, a prefeitura lançou o convite aos moradores para a Semana do Município. Um evento que contou com diversas festividades para todos os gostos, entre os dias 14 e 20 de março.
RESTINGA SÊCAA emancipação do município resultou de um grande trabalho conjunto da população, sob o comando de Eugênio Gentil Müller, que foi posteriormente eleito prefeito da cidade. Hoje a cidade conta com diversas atrações turísticas como o Parque Termas Romanas, localizado no Recanto Maestro. Além do balneário Passo das Tunas, no Rio Vacaí, distante 12km do centro do município.
SANTIAGOA cidade de Santiago é mais uma das aniversariantes deste primeiro trimestre de 2023. Conhecida como Terra dos Poetas, Santiago tem muita história para contar. Isso porque o município é reconhecido por sua tradição literária e berço de grandes nomes da literatura. Tendo a tradição cultural muito forte, Santiago também abriga o grande festival de música nativista, o “Festival da música Crioula de Santiago”, por onde já passaram famosos cantores e compositores tradicionalistas.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS O município possui a sua economia baseada no setor primário e possui amplo desenvolvimento no setor da agropecuária com a cultura de arroz irrigado, soja, milho, trigo, feijão, fumo, horticultura, fruticultura e também com a criação de bovinos, ovinos, suínos e aves. A Praia do Jacaquá está localizada a 18 km da sede do município de São Francisco de Assis, às margens do Rio Ibicuí, com uma ampla infraestrutura, é um dos grandes atrativos turísticos da cidade.
SÃO JOÃO DO POLÊSINEO município de São João do Polêsine nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra, a Itália. Inicialmente, chamado de Terra de Manoel Py, com o passar dos anos foi chamado de São João do Polêsine, uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista pela boa acolhida e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pó, no norte da Itália. O Turismo em São João do Polêsine é formado por um conjunto de potencialidades tanto na área rural quanto na urbana.
SÃO MARTINHO DA SERRA
É uma das povoações mais antigas da região centro do estado. Começou com o Forte de São Martinho em 1774 e pertencia à Colônia Espanhola, era a ponta mais avançada dos Sete Povos das Missões. Em breve o município começará uma nova investida turística, oferecendo passeios guiados pelas cascatas, cachoeiras e pontos históricos de São Martinho da Serra.
SÃO PEDRO DO SULAo longo de sua história vários nomes: “São Pedro do Rincão”, “Rincão de São Pedro”, “São Pedro” e finalmente “São Pedro do Sul”. A Pedra Grande é um dos grandes atrativos turístico de São Pedro do Sul, Localizada no interior do município a aproximadamente 10km da área central, é um dos maiores monumentos de petroglíferos (gravuras rupestres) do Rio Grande do Sul, com inscrições de mais de 3000 anos. Além disso, São Pedro do Sul é reconhecida internacionalmente por sua riqueza histórica, devido ao patrimônio paleontológico e arqueológico.
VILA NOVA DO SULA Vila Nova originou-se de um aglomerado de casas, na bifurcação das estradas de São Gabriel, São Sepé e Caçapava do Sul, tomando impulso vertiginoso com a passagem da BR 290, que trouxe grande progresso a essa localidade. O nome da cidade deve-se ao fato de ser uma cidade panorâmica. A cidade também é repleta de belezas naturais.